top of page

GT de Educação Ambiental e Enfrentamento à Desinformação apresenta estudo sobre o enfrentamento de fake news climáticas

  • Foto do escritor: Frente Parlamentar Ambientalista
    Frente Parlamentar Ambientalista
  • há 4 dias
  • 1 min de leitura
ree

O GT de Educação Ambiental e Enfrentamento à Desinformação da Frente Parlamentar Ambientalista por meio do seu coordenador, deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) apresentou no dia 14 de novembro na COP30, em Belém (PA), o estudo “Fake News e o Enfrentamento à Desinformação Climática”, produzido pela Consultoria da Câmara dos Deputados. O material oferece um panorama sobre como o Brasil tem enfrentado a desinformação ambiental e propõe caminhos para fortalecer políticas públicas, legislações e ações da sociedade civil no combate ao negacionismo climático.


O estudo é fruto de uma articulação do deputado com a sociedade civil, através do GT de Enfrentamento à Desinformação e Educação Ambiental da Frente Parlamentar Mista Ambientalista. Para Chico, as informações falsas e a desinformação são um risco à democracia e à sociedade, pois dificultam respostas às crises climáticas, enganam a população e favorecem quem lucra com mentiras.


“Compreendendo a gravidade desse fenômeno, nosso mandato preparou este estudo técnico para subsidiar a criação e aprovação de projetos de lei, fortalecer iniciativas da sociedade civil e inspirar políticas públicas. Combater a desinformação é também proteger o clima e a vida”, afirmou.


O estudo completo está disponível em: https://chicoalencar.com.br/desinformacaoambiental/ 


A publicação foi lançada na Casa da Mata Atlântica, juntamente a outras cinco publicações sobre Integridade da Informação organizados pela Rede de Parceiros pela Integridade da Informação Sobre Mudança do Clima – RPIIC. As publicações da RPIIC são resultado de uma articulação impulsionada pelo Capítulo Brasileiro da Iniciativa Global pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima.



Comentários


bottom of page