GT- Clima
O Grupo de Trabalho (GT) do Clima da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, coordenado pela deputada federal, tem como objetivo assegurar a agenda de atividades e discussão sobre os temas: Adaptação Climática, Racismo Ambiental, Transição Energética Justa, Perdas e Danos e Mercado de Carbono.
Prioridades do GT
-
Adaptação Climática: realização de seminários sobre adaptação e construção de cartilha informativa sobre os planos municipais de adaptação climática.
-
Racismo Ambiental: atuação em colaboração com o GT Racismo Ambiental e com organizações do movimento negro, trazendo a perspectiva da adaptação climática antirracista e do racismo ambiental para o debate público.
-
Transição Energética Justa: promoção de debates sobre o impacto dos empreendimentos de energia nas comunidades e as necessidades de uma transição energética que considere a justiça social e climática.
-
Perdas e Danos: atuação ativa na proposição de melhorias em um projeto de lei que trata do auxílio emergencial para pessoas atingidas por eventos climáticos extremos.
-
Mercado de Carbono: incidência no projeto de lei que trata do mercado de carbono, propondo melhorias no texto de acordo com o posicionamento do Observatório do Clima.
-
Semana do Meio Ambiente: apoio às iniciativas da Virada Parlamentar Sustentável no Congresso Nacional.
-
Eleições Municipais: inclusão de propostas na Plataforma Ambiental Eleitoral da Frente Parlamentar Mista Ambientalista.
-
G20: realização de evento com representantes de diferentes grupos de trabalho do G20 para debater a relação com o Parlamento e as agendas ambientais.
-
COP29: promoção de seminário preparatório para parlamentares que participarão da COP29, além de material informativo.
-
Semana Chico Mendes: apoio para a realização de evento em homenagem ao legado de Chico Mendes, junto de lideranças dos territórios.
Secretárias Executivas:
Ana Terra - Clima de Eleição
Sarah Darcie - Clima de Eleição
Apoio: Fundação Heinrich Boll
Acompanhe os trabalhos
57ª Legislatura - Atual
Eventos
🔗 Para participar presencialmente, inscreva-se no link:
Documentário Monocultura da Energia, e, na sequência, um debate com lideranças e vozes de comunidades
Esse Seminário tem como objetivo contribuir para o Relatório do Projeto de Lei no Senado. O evento conta com a presença do Ministério do Meio Ambiente, pesquisadores da área, além de membros da sociedade civil e de grupos que são mais afetados pelos eventos climáticos extremos no Brasil.