top of page

Frente Ambientalista realiza reunião contra o PL da Devastação

  • Foto do escritor: Frente Parlamentar Ambientalista
    Frente Parlamentar Ambientalista
  • 9 de jul.
  • 1 min de leitura
Foto: Larissa Nunes
Foto: Larissa Nunes

A Frente Parlamentar Mista Ambientalista, coordenada pelo deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), realizou nesta terça-feira (08/07) uma reunião com participação da sociedade civil e assessorias parlamentares para articular ações contra o Projeto de Lei do Licenciamento Ambiental (PL 2.159/2021), conhecido como PL da Devastação.


O texto, que pode ser pautado a qualquer momento antes do recesso parlamentar, representa um grave retrocesso na política ambiental brasileira. A proposta enfraquece o licenciamento de atividades com alto impacto socioambiental, ameaçando ecossistemas, comunidades tradicionais, povos indígenas e a segurança ambiental de todo o país.


O PL permite que grandes empreendimentos, como os de mineração, avancem sem a devida análise de órgãos ambientais bastando apenas o autolicenciamento das próprias empresas. Um modelo que desrespeita os critérios técnicos e científicos e abre as portas para novas tragédias como a de Brumadinho.


Ainda nesta terça-feira, foi divulgado um documento assinado por mais de 350 organizações da sociedade civil, coordenado pelo Observatório do Clima, em repúdio ao PL 2159/2021. No manifesto, as entidades alertam que o projeto representa um grave retrocesso institucional e ameaça mais de 40 anos de construção da legislação ambiental brasileira.


Além do documento, durante a reunião foi acordado um ato com outras frentes parlamentares contra o PL.



Foto: Larissa Nunes
Foto: Larissa Nunes



Larissa Nunes – Assessora de Comunicação da Frente Ambientalista

Comentários


bottom of page