GT de Mineração é lançado na Frente Parlamentar Mista Ambientalista
- Frente Parlamentar Ambientalista
- 8 de out.
- 1 min de leitura

Na manhã desta terça-feira, 7 de outubro, a Frente Parlamentar Mista Ambientalista lançou o Grupo de Trabalho (GT) sobre Mineração, durante a audiência “Amazônia os impactos do petróleo na Amazônia”.
O anúncio foi feito pelo coordenador da Frente Ambientalista, deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), que destacou a relevância do tema diante dos desafios ambientais e sociais causados pela exploração mineral no país. O novo GT será coordenado pela deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG), uma das principais vozes na defesa dos povos indígenas e dos territórios tradicionais afetados por atividades minerárias. “A criação desse GT é um passo para enfrentarmos o modelo predatório de mineração que tem devastado territórios e ceifado vidas. Queremos construir um caminho que garanta o direito à terra, à água e à vida dos povos que resistem nas áreas impactadas", destacou a deputada.
A secretária executiva do Comitê, Raiara Pires, participou do evento e ressaltou a importância da criação do grupo. Em sua fala, afirmou: “Esse GT é para fazer memória, quando se completa 10 anos do crime da Vale em Mariana, e para construir frentes de proteção para que novos crimes não aconteçam.”
Com a instalação do GT de Mineração, a Frente Ambientalista reforça seu compromisso em debater alternativas sustentáveis, prevenir desastres socioambientais e fortalecer políticas públicas de fiscalização e reparação ambiental.
Comentários