top of page

Frente Ambientalista emite nota durante negociações do Tratado Global Contra a Poluição Plástica

Com a presença de representantes de 174 países, a rodada final do Tratado Mundial do Plástico começou na última terça-feira (23) no Canadá


A Frente Parlamentar Mista Ambientalista, coordenada pelo deputado federal Nilto Tatto(PT-SP), emitiu uma nota na última sexta-feira, 26 de abril, em apoio às negociações em curso para o estabelecimento do ‘Tratado Global Contra a Poluição Plástica’. As discussões, estão ocorrendo em Ottawa, Canadá, entre 23 e 29 de abril de 2024, e são decisivas para enfrentar a crise ambiental provocada pelos resíduos plásticos.


O comunicado destaca a importância de um acordo global vinculante que aborde não apenas a produção e o descarte de plásticos, mas também promova a economia circular e a responsabilidade compartilhada em todo o ciclo de vida do plástico. Além disso, ressalta a necessidade de medidas urgentes para proteger a saúde pública e os ecossistemas, especialmente os oceanos, dos danos causados pela poluição plástica."A legislação é estratégica para a sustentabilidade,  para a adaptação às mudanças do clima, redução de impactos na saúde e criação de novos negócios”, destaca trecho. 


No contexto nacional, a Bancada Ambientalista do Congresso Nacional está ativamente engajada no debate sobre a legislação brasileira relacionada à economia circular do plástico. Dois projetos de lei estão atualmente em tramitação, visando criar políticas nacionais abrangentes que abordem a produção, o consumo e o gerenciamento de resíduos plásticos. Essas iniciativas são fundamentais para alinhar as leis brasileiras com os padrões internacionais e promover uma abordagem holística para lidar com a crise da poluição plástica.


A nota também destaca a importância de incluir os catadores de materiais recicláveis no processo de transição para uma economia circular mais sustentável, reconhecendo seu papel crucial na gestão de resíduos sólidos.

A Frente Ambientalista solicita ao Comitê de Negociação Intergovernamental (INC-4) um esforço adicional para garantir a implementação de um Tratado Global Contra a Poluição Plástica eficaz e ambicioso, que atenda às necessidades urgentes do planeta e das futuras gerações.


Tratado mundial

Com a presença de representantes de 174 países, a rodada final do Tratado Mundial do Plástico representa um esforço global significativo para um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo: a poluição plástica. Considerado um marco histórico, o documento busca estabelecer legislações mundiais mais duras para reduzir o impacto dos resíduos plásticos nos ecossistemas do planeta.

Se aprovado, o texto tem potencial de moldar as políticas ambientais internacionais e promover entre indústria e população um compromisso coletivo e eficaz contra a poluição por este tipo de resíduo.




Reportagem - Larissa Nunes


Comments


bottom of page