top of page

Frente Ambientalista e SOS Mata Atlântica promovem ato em defesa da Mata Atlântica

O Evento aconteceu na Câmara dos Deputados e reuniu representantes da sociedade civil e autoridades para valorizar e proteger o bioma ameaçado




Nesta quarta-feira (31), a Frente Ambientalista e a SOS Mata Atlântica realizaram um importante ato em defesa da Mata Atlântica na Câmara dos Deputados. O evento teve como objetivo valorizar a importância do bioma, reconhecer a luta incansável da sociedade civil, da comunidade científica, dos parlamentares e dos governos em prol de sua defesa, combate ao desmatamento e restauração, além de marcar o Dia da Mata Atlântica, comemorado em 27 de maio.


O evento contou com a participação do deputado federal Nilto Tatto, coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, a presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, Márcia Hirota, o representante da WWF Brasil, Rafael Giovanelli, a especialista sênior em políticas públicas do Observatório do Clima, Suely Araujo, a diretora de políticas públicas da SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, e Shirley Krenak, da liderança indígena da Mata Atlântica.


O coordenador da Frente Ambientalista agradeceu o apoio da SOS Mata Atlântica. "Se hoje a pauta encontrou mais segurança por não ter devastado ainda mais a Mata Atlântica, temos essa instituição como a grande responsável", destacou.


Já o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, lamentou a aprovação do PL 490 do Marco temporal, que flexibiliza o acesso às terras dos povos isolados, colocando em risco sua integridade e seu modo de vida único. "O que vimos ontem não é diferente do que a história do Brasil conta ao longo dos quinhentos e poucos anos que nos apresentam, precisamos continuar lutando", completou.


Rafael Giovanelli, da WWF, destacou a importância de proteger a Mata Atlântica como forma de proteger a população brasileira. "Precisamos entender que proteger a Mata Atlântica é proteger a população brasileira".


A líder indígena da Mata Atlântica, Shirley Krenak, falou dos ataques que os indígenas vêm sofrendo no Congresso e exaltou as lideranças de Sônia Guajajara, ministra dos povos indígenas, e da deputada indígena Célia Xakriabá.


PL 1150/2022: uma ameaça à Mata Atlântica


A diretora de políticas públicas da SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, falou da importância do veto do presidente Lula ao PL 1150/2022.


O texto aprovado pelos deputados federais altera a Lei da Mata Atlântica (Lei 11.428/06) para permitir o desmatamento de áreas onde haverá implantação de linhas de transmissão de energia elétrica, gasodutos ou sistemas de abastecimento público de água, sem necessidade de estudo prévio de impacto ambiental ou compensação de qualquer natureza.


Lançamento do site da Frente Ambientalista



Na oportunidade foi lançado o novo site da Frente Ambientalista, com layout mais acessível aos usuários, contendo o Observatório de Leis. Essa ferramenta é voltada para facilitar o acompanhamento e a tramitação de matérias importantes e de impacto para o meio ambiente.





Fotos e Reportagem - Larissa Nunes


bottom of page