O coordenador da Frente Parlamentar Mista Ambientalista, deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), enviou um ofício à Ministra de Estado da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando atenção ao pleito dos servidores públicos efetivos das carreiras dos órgãos que compõem o sistema de proteção ambiental em nível federal.
Os servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) anunciaram, no primeiro dia de 2024, uma paralisação como forma de pressionar o governo por reajuste salarial. Em carta intitulada “Suspensão das atividades de campo e concentração em tarefas burocráticas internas”, os funcionários afirmam que decidiram adotar a chamada operação padrão por não terem tido respostas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos sobre a reestruturação das carreiras do órgão ligado à pasta do Meio Ambiente.
No documento, o parlamentar reconhece os esforços do governo para recompor a máquina pública e contratar milhares de servidores, inclusive nos órgãos ambientais, mas alerta para a situação dos que já integram as carreiras ambientais, que há muitos anos sofrem com a ausência de políticas estruturantes, valorização remuneratória e recursos adequados para a atuação efetiva.
Tatto lembra que nos quatro anos do governo Bolsonaro, esses servidores foram alvo de pressões, assédio moral e ataques pela cúpula política da área, que visava enfraquecimento da proteção ambiental no país.
Ele cita como exemplo o desmonte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que tiveram seus orçamentos e quadros reduzidos drasticamente.
O deputado solicita que sejam empreendidos esforços para a efetivação da negociação em termos mais próximos dos requeridos pelas categorias ambientais, permitindo que suas atenções estejam voltadas exclusivamente aos desafios urgentes da gestão do sistema socioambiental do país. O ofício foi encaminhado para conhecimento da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), que representa os servidores dessas carreiras, do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Reportagem - Larissa Nunes - Jornalista da Frente Parlamentar Mista Ambientalista
Comments