top of page

Audiência na Câmara debate práticas de “humane washing” na próxima terça-feira

  • Foto do escritor: Frente Parlamentar Ambientalista
    Frente Parlamentar Ambientalista
  • há 23 horas
  • 1 min de leitura

A prática consiste em adotar, indevidamente, discursos de bem-estar animal para atrair consumidores


Deputado critica falta de fiscalização para rótulos como "ovos livres de gaiola"
Deputado critica falta de fiscalização para rótulos como "ovos livres de gaiola"


As comissões de Legislação Participativa e de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados promoverão, na próxima terça-feira (26), audiência pública para  discutir o humane washing e a importância da transparência nos compromissos de sustentabilidade e bem-estar animal.


Humane washing (ou lavagem humanitária) é uma tática de marketing usada por empresas para dar a ilusão de que os seus produtos de origem animal são produzidos com práticas de bem-estar animal, quando na verdade não são.


O debate atende a pedido do deputado Marcelo Queiroz (Progressistas-RJ) e será realizado a partir das 10 horas, no plenário 3.


Segundo Queiroz, há um interesse internacional crescente em regulamentar o chamado greenwashing – publicidade exagerada ou falsa sobre a sustentabilidade de empresas. O humane washing, explica o parlamentar, atua da mesma forma, mas com foco específico no bem-estar animal.

"Rótulos como 'empresa amiga do meio ambiente', 'amiga das águas', 'ovos livres de gaiola' e 'animais felizes' têm se tornado cada vez mais comuns nas gôndolas, redes sociais e publicidades, impactando a decisão do consumidor", afirma Queiroz.


Ele ressalta, no entanto, que há pouca transparência e fiscalização para garantir que essas alegações sejam verdadeiras.


Da Redação - ND


Fonte: Agência Câmara de Notícias

댓글


bottom of page