top of page

Ambientalistas criticam MP que pode aumentar desmatamento na Mata Atlântica

Na noite da última quarta-feira (24), Câmara reinseriu em medida provisória mudanças na Lei da Mata Atlântica, que segundo entidades ambientais flexibilizam as regras e favorecem o desmatamento no bioma. Texto vai agora para sanção ou veto presidencial.

Área de desmatamento da Mata Atlântica no Paraná, em sobrevoo da SOS Mata Atlântica em março de 2023. — Foto: Zig Koch/SOS Mata Atlântica


Na noite da última quarta-feira (24), a Câmara dos Deputados rejeitou as alterações promovidas pelo Senado e reinseriu mudanças na lei da Mata Atlântica em uma medida provisória (MP) que prorroga o prazo de adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).


A MP 1150/22 segue agora para sanção ou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


O texto já havia passado pelas duas Casas, mas a Câmara ignorou a decisão do Senado. A proposta enviada pela Câmara dos Deputados incluía mudanças na legislação que, segundo entidades e órgãos de proteção ambiental, tornam as regras de proteção mais flexíveis e favorecem o desmatamento.

Ao analisarem a matéria, os senadores, porém, retiraram o trecho que fazia referência ao bioma.


Para a Fundação SOS Mata Atlântica, os chamados jabutis que foram reintroduzidos no texto pelos deputados na quarta colocam novamente a floresta em risco. Isso porque a MP altera pela sexta vez o prazo de adesão ao programa de adequação ambiental previsto no Código Florestal, deixando em suspenso a restauração de mais de 20 milhões de hectares no Brasil.


Além disso, na avaliação de Malu Ribeiro, diretora de políticas públicas da entidade, a medida provisória permite o desmatamento de florestas até então intactas na Mata Atlântica, passando por cima da lei específica que protege o bioma.


"O presidente Lula não pode permitir que rasguem a Lei da Mata Atlântica que ele mesmo sancionou", afirma.

Em nota, o Observatório do Clima, rede que reúne diversas organizações da sociedade civil, também afirma que o texto enfraquece a proteção à Mata Atlântica, "como sonhara Ricardo Salles", ministro do Meio Ambiente no governo Bolsonaro.


"Os jabutis retirados no Senado, voltaram à medida provisória. Só resta a Lula vetá-los", afirma a entidade.

No fim da sessão de ontem, os deputados ainda aprovaram um requerimento que confere regime de urgência ao projeto de lei do chamado marco temporal para a demarcação de terras indígenas. A aprovação permite a votação do texto diretamente no plenário, sem passar pelas comissões temáticas da Câmara, algo que também é duramente criticado por entidades ambientais.


Aliado a isso, outro ponto de crítica dessas entidades é uma medida provisória que reestrutura os ministérios do governo Lula. Na prática, ambientalistas avaliam que o texto, aprovado por uma comissão mista também nessa quarta-feira, esvazia o Ministério do Meio Ambiente além de alterar a competência sobre a demarcação de terras indígenas.

O movimento espanta pouco num Congresso dominado pelo combo ruralistas-extrema-direita, que desde o começo do ano vem tentando fazer passar todas as boiadas que o bolsonarismo não conseguiu. O que chama atenção é que o governo Lula sequer fingiu indignação ao descobrir que não manda nem na organização dos próprios ministérios". — Observatório do Clima.


A MP 1154/23 seguirá agora para os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado. Como a medida perderá validade em 1º de junho, o legislativo precisa analisar o texto até lá.


Mudanças na Lei da Mata Atlântica


Em linhas gerais, o texto aprovado pelos deputados que segue para sanção presidencial alterou as regras da Mata Atlântica nos seguintes pontos:


▶️ Flexibilizou o desmatamento de vegetação primária e secundária em estágio avançado de regeneração. A lei atual exige que isso só pode ocorrer quando não existir uma "alternativa técnica e locacional" ao empreendimento. Com a MP aprovada, essa exigência foi retirada.


▶️ Acabou com a necessidade de parecer técnico de órgão ambiental estadual para desmatamento de vegetação no estágio médio de regeneração em área urbana, o que hoje é previsto na lei. A supressão da vegetação será feita "exclusivamente" por decisão do órgão ambiental municipal.


▶️ Acabou com a exigência de medidas compensatórias para a supressão de vegetação fora das áreas de preservação permanente, em caso de construção de empreendimentos lineares – como linhas de transmissão, sistema de abastecimento público de água e, na avaliação de especialistas, até condomínios e resorts.


▶️Em caso de construção de empreendimentos lineares em áreas de preservação permanente, o texto limita as medidas compensatórias à área equivalente à que foi desmatada.


▶️ Acabou com a necessidade de estudo prévio de impacto ambiental e da coleta e transporte de animais silvestres para a implantação de empreendimentos lineares.


Por Roberto Peixoto, g1

Fonte: g1



bottom of page