Presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, formada por deputados e senadores, a deputada Socorro Neri (PP-AC) falou sobre a visita técnica que parlamentares farão ao Rio Grande do Sul para analisar a situação do estado diante das inundações. O objetivo, segundo ela, é verificar que medidas poderiam ter sido tomadas para evitar a abrangência da destruição, além de fiscalizar o que está sendo feito para amenizar os efeitos das cheias.
A parlamentar também falou sobre a discussão a respeito do Plano Nacional sobre Mudança do Clima e destacou a identificação de atividades econômicas que colaboram com a emissão de gases do efeito estufa. Socorro Neri enfatizou que é preciso cuidar, ao mesmo tempo, de enfrentar os efeitos das mudanças climáticas, fazer adaptações e a gestão de risco e não só a gestão das catástrofes.
Originária da Amazônia, ela sugere que não só a região seja cobrada em termos ambientais, mas que o resto do Brasil e o mundo também façam o “dever de casa” a esse respeito. Ela também defende que a região alie sustentabilidade e desenvolvimento econômico, com um olhar para as comunidades mais vulneráveis.
Fonte: Câmara dos Deputados
Comments