top of page

Câmara aprova educação ambiental para trabalhadores visando a prevenção de desastres

  • Foto do escritor: Frente Parlamentar Ambientalista
    Frente Parlamentar Ambientalista
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura


Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

ree

Deputada Talíria Petrone, autora do projeto


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5) projeto de lei que prevê a promoção de educação climática relacionada à prevenção de desastres entre as atribuições de comissões e serviços de segurança no trabalho. O texto será enviado ao Senado.


A proposta foi apresentada pela deputada Talíria Petrone (Psol-RJ). “A crescente frequência e intensidade de desastres ambientais demandam a integração do mundo do trabalho aos esforços nacionais de prevenção, mitigação e resposta a tais eventos”, disse ela.


O texto aprovado é o substitutivo do deputado Airton Faleiro (PT-PA) ao Projeto de Lei 2947/25, segundo o qual as empresas com serviços especializados de segurança e medicina do trabalho deverão incluir atividades como:


  • promoção de campanhas educativas relacionadas às mudanças climáticas e suas repercussões nas relações de trabalho e a eventos climáticos extremos e seus efeitos sobre o ambiente de trabalho;

  • disseminação de informações sobre a suscetibilidade do ambiente de trabalho a eventos extremos; e

  • treinamentos e simulações sobre procedimentos de emergência e rotas de fuga.


Cipa

Nos estabelecimentos ou nos locais de obra especificados em normas do Ministério do Trabalho, o texto remete a atribuição à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa).


Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

ree

Faleiro: muitos trabalhadores já estão expostos a perigos


Relatório da OIT

Segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 2024, um número muito significativo de trabalhadores e trabalhadoras já se encontra exposto aos perigos relacionados com as alterações climáticas no local de trabalho”, destacou Airton Faleiro no parecer aprovado.



Reportagem - Eduardo Piovesan e Ralph MachadoEdição - Wilson Silveira

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 
 
 

Comentários


bottom of page