top of page

Debatedores apontam hidrogênio verde como alternativa para produção limpa de fertilizantes


Em audiência pública da Comissão Especial da Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados, especialistas apontaram o hidrogênio verde como alternativa para vários segmentos, inclusive para produzir os insumos agrícolas. Eles lembraram que o Brasil é o quarto maior consumidor de fertilizantes, indispensáveis para a produção de alimentos.


O hidrogênio verde é produzido por meio da eletrólise da água, com uso energia elétrica de fontes renováveis. O processo libera oxigênio como subproduto.


Em debate realizado nesta terça-feira (5) o CEO da Quinto Energy, empresa que produz energia limpa no interior da Bahia, Rafael Cavalcanti, afirmou que o Brasil tem potencial e só precisa de incentivos do governo para se tornar líder mundial em descarbonização. O representante da Atlas Agro Rodrigo Santana também destacou importância de estimular a produção de hidrogênio verde para o setor agrícola.


Especialistas citaram outras fontes energéticas sustentáveis, como biogás. O gerente executivo da Petrobrás Fábio Azevedo explicou que a empresa ainda não produz hidrogênio verde, mas tem um plano de investimentos diversificado em energia limpa.


Fonte: Agência Câmara de Notícias

Komentarze


bottom of page