FRENTE NACIONAL
As Frentes Parlamentares Ambientalistas dos Estados sucedem a criação da Frente parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, criada em 2007, na busca de descentralizar as ações dos Parlamentos, em articulação com a sociedade, em torno de uma temática extremamente sensível e permeada por conflitos que dão a dimensão da urgência da criação destes Fóruns.
Temos consolidadas diretrizes que norteiam nossas atuações, num país que se destacou pela liderança em Fóruns Mundiais e na formatação de políticas que orientaram Pactos Internacionais em torno das Mudanças Climáticas, visando deter a emissão de gases de efeito estufa, por exemplo. Desde a ECO – 92, que nosso país sediou, temos nos ocupado da temática socioambiental, que precisa ser incorporada como estratégica para o desenvolvimento e como indicador civilizatório.
FRENTES ESTADUAIS
Cada Frente Estadual tem se organizado de acordo com a sua própria realidade e em torno de questões que se apresentam como centrais para as sociedades locais.
Neste sentido, é preciso compreender, cada dia mais, a importância de Fóruns como estes das Frentes Parlamentares Ambientalistas Estaduais, que hoje estão em 18 Estados, persistir na sua concretização como uma realidade política, ampliá-los para outros Estados e nos inspirar na bem sucedida experiência da Frente Parlamentar Ambientalista Nacional.
OBJETIVO GERAL
Aprimorar a legislação ambiental em vigor e fomentar a temática ecológica nas Assembleias Legislativas, na imprensa e perante a sociedade civil organizada.
Contato
Secretaria Executiva das Frentes Estaduais
Rejane Pieratti