Frente Parlamentar Ambientalista
Frente Parlamentar Ambientalista > Observatório de Leis > > Senado Federal aprova requerimento para realizar Sessão de Debates sobre contexto climático do Brasil

(Brasília, 15 de junho de 2021) – O Senado Federal aprovou na última semana o Requerimento 1641/2021, que solicita a realização de uma Sessão de Debates para discutir o aperfeiçoamento da Política Nacional sobre Mudanças do Clima e apresentar propostas que possam contribuir com a participação do Brasil na COP 26, em Glasgow. O desenvolvimento do mercado de carbono no país também será tema de debate.

A iniciativa é do Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista no Senado Federal, senador Fabiano Contarato (REDE/ES); da Líder do Bloco Parlamentar da Resistência Democrática, senadora Zenaide Maia (PROS/RN); da Líder do Bloco Parlamentar Senado Independente, senadora Eliziane Gama (CIDADANIA/MA); do Líder do PSD, senador Nelsinho Trad (PSD/MS); do Líder do PT, senador Paulo Rocha (PT/PA); e da senadora Kátia Abreu (PP/TO).

“Essa reunião será de grande importância, pois serão discutidos temas fundamentais para o alcance das metas do Acordo de Paris, especialmente a de limitar a elevação da temperatura do planeta abaixo de 1,5°C. Dentre esses temas, um de grande interesse para o Brasil é a definição das regras para implementação do mercado de emissões de carbono”, afirmou o senador Fabiano Contarato (REDE/ES).

“O debate é, portanto, essencial para que sejam discutidas as propostas que ajudem o Brasil a retomar seu protagonismo nos esforços globais contra as mudanças do clima. Além disso, ao aprimorar suas políticas climáticas, o país estará também protegendo sua população, economia e biodiversidade contra as consequências adversas do aquecimento do planeta”, completou.

CONVIDADOS

Foram convidados para participar do evento a especialista sênior em Políticas Públicas do Observatório do Clima, Suely Araújo; a representante do Conselho Indígena de Roraima, Sineia Wapichana; a presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi; a diretora do Instituto Talanoa, Natalie Unterstell; o ativista do Fridays for Future Brasil, Marcelo Rocha; e a advogada head do departamento de Direito Ambiental do escritório Stocche Forbes, Caroline Prolo.

Assessoria de Comunicação da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional