top of page

Projeto obriga governo a distribuir sementes e mudas nativas para recuperação ambiental




O Projeto de Lei 5382/23, que tramita na Câmara dos Deputados, cria o Programa de Doação de Sementes e Mudas de Espécies Nativas do Brasil. O objetivo do programa é obrigar a administração pública a incentivar a preservação e a recuperação do meio ambiente, incluindo áreas urbanas.


O texto, que altera o Código Florestal, prevê que as sementes e mudas serão doadas pelo poder público a pessoas físicas e a entidades sem fins lucrativos.


“Esse programa é de grande importância para que a gente possa alavancar a recuperação ambiental em nosso país”, avalia o autor da proposta, deputado Lázaro Botelho (PP-TO). “A recuperação florestal também nos auxiliará nos cumprimentos das metas do Acordo de Paris e, consequentemente, na guerra contra as mudanças do clima”, acrescenta.


O Acordo de Paris é um tratado global, adotado em dezembro de 2015, que rege medidas de redução de emissão de dióxido de carbono a partir de 2020.


Tramitação


A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Reportagem – Murilo SouzaEdição – Rodrigo Bittar

Fonte: Agência Câmara de Notícias



bottom of page