top of page

ONG lança guia voltado à educação de crianças do interior da Amazônia

Publicação, distribuída em parceria com secretaria de Educação do Amazonas, apresenta brincadeiras com foco na sustentabilidade que auxiliam no desenvolvimento dos jovens




A ONG Fundação Amazônia Sustentável (FAS) lançou, em parceria com a Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC-AM), o “Caderno de Boas Práticas Pedagógicas de Leitura: Educação para Sustentabilidade”, guia voltado para o desenvolvimento de crianças e adolescentes do interior da Amazônia. A publicação reúne brincadeiras com foco na sustentabilidade, e foi criada por profissionais de escolas ribeirinhas do Amazonas, exatamente o seu público-alvo. Ela será distribuída em escolas localizadas em Unidades de Conservação no estado do Amazonas, e também pode ser acessada pelo site da FAS.


Por meio de atividades “que ao longo do tempo vêm sendo esquecidas, com características de articulação, interação, trabalho em grupos, criatividade e desenvolvimento cultural de forma lúdica”, como diz uma das primeiras páginas do guia, os professores e demais profissionais poderão ter mais ferramentas para um ensino multidisciplinar voltado à realidade local. O caderno é resultado do projeto “Formação e Educação de Populações Ribeirinhas no Amazonas: melhoria do ensino complementar e relevante aos estudantes ribeirinhos do Ensino Médio e Ensino Fundamental”, parceria da FAS com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-AM).


“Com a publicação, esperamos que essas pessoas possam reconhecer os desafios, potenciais soluções e, sobretudo, oportunidades de desenvolver ações concretas a partir de brincadeiras com cunho didático e de suas realidades locais, em prol do desenvolvimento do ato de ler e escrever de forma leve e instigante”, afirma Silvana Souza, supervisora pedagógica do projeto. O guia propõe “sensibilizar” os jovens “sobre a importância do cuidado com a floresta, estimulando estudantes a se reconhecerem como sujeitos do campo e parte integrantes da floresta”, como diz outro trecho.

Comentários


bottom of page