Em mês indígena, Lira diz que pretende pautar ainda este ano projeto de lei que autoriza mineração em terras indígenas
06 de abril de 2022
Nesta segunda-feira(4),o presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira (PP-AL), declarou que pretende pautar o projeto de lei (PL) 191/2020, que abre as Terras Indígenas para atividades de mineração, até o final deste ano. O jornal Valor repercutiu essa notícia.
Lira, falou da importância de discutir o projeto. “Não é só discussão de exploração em terras indígenas, é a questão ambiental toda do Brasil, que nós fechamos os olhos, para o garimpo ilegal, para o desmatamento ilegal, tudo que acontece de ilegal no país. As nossas riquezas estão se esvaindo de maneira ilegal, e a gente não vai fazer a discussão?”, Questiona.
Lembrando que mês passado aconteceu o ato contra o "pacote da destruição”, no Congresso Nacional, que reuniu grandes nomes, artistas, organizações da sociedade civil, em um protesto, contra a aprovação dessa lei e de outras que formam um grande retrocesso para a política ambiental do país.
Apesar da urgência na aprovação do (PL) 191/2020, Lira deixou em aberto esse cronograma de datas, sem confirmar a votação neste semestre.Vale se ater, que por se tratar de um ano eleitoral, historicamente, o Congresso tem dificuldades para votar e aprovar projetos nesse período.
Reportagem – Larissa Nunes
Commentaires