A Frente Parlamentar Mista Ambientalista participou nesta segunda-feira (16), da formação de novas lideranças femininas da Amazônia. O objetivo, foi prepará-las para acompanhar e intervir em políticas públicas. Na composição da mesa estiveram a secretária executiva da Frente Ambientalista, Lídia Parente, secretária executiva do GT Clima Sarah Darcie, Assessora Política e Direito Socioambiental no Instituto Socioambiental - ISA, Adriana Ramos, secretária executiva do GT Fauna Antoniana Otoni.
O coordenador da Frente Ambientalista, deputado Nilto Tatto (PT-SP), ressaltou a importância dessa participação de mulheres que nunca tinham ido a Brasília em entrevista à Agência Câmara.
“Conhecer as comissões permanentes, os debates, a tramitação dos projetos de lei e do orçamento, como funcionam as audiências públicas, enfim, o dia a dia da Câmara”, explicou Nilto Tatto. “Tudo isso faz parte da formação dessas lideranças”, que incluem advogadas, seringueiras, pescadoras, quilombolas, indígenas e mulheres de outras atividades.
A secretária executiva da Frente Ambientalista, Lídia Parente, ressaltou a importância dessa participação feminina no legislativo. "A questão ambiental não é uma pauta fácil e a gente não consegue falar para todos os segmentos, aqui hoje está o nosso grupo de mulheres que atuam sempre no nosso parlamento como sociedade civil, membros da frente Ambientalista", declarou.
A formação de novas lideranças foi feita em conjunto com o Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), sediado em Belém, que promove a pesquisa e desenvolve projetos locais. O Imazon, assim como outros membros da sociedade civil, fazem parte da Frente Ambientalista.
Reportagem - Larissa Nunes - Jornalista da Frente Parlamentar Mista Ambientalista
Comments