top of page

Frente Ambientalista lança primeiro GT Juventudes focado em Clima do Congresso Nacional




A Frente Parlamentar Mista Ambientalista lançou a primeira plataforma juvenil focada em clima e sustentabilidade do Congresso Nacional no dia 26 de março , no Salão Nobre do Congresso Nacional.

O GT Juventudes é uma iniciativa da FPAamb, coordenado pela deputada Federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) e conta com a secretaria executiva do assessor legislativo, Gabriel Adami, com o apoio de diversas representações indígenas, quilombolas, periféricas, urbanas e rurais. "As juventudes, preocupadas com o futuro, mas principalmente o presente, sentindo na pele os efeitos da crise climática, se sentem na necessidade de se organizar em prol da representação de seus interesses nas casas do povo e dos estados do Legislativo brasileiro, o Congresso Nacional. Acreditamos que o GT de Juventudes da Frente Parlamentar Ambientalista seja justamente o espaço para que possamos pautar questões socioambientais sobre a nossa ótica", declarou o secretário executivo do GT Juventudes, Gabriel Adami. .


O lançamento contou com a participação de instituições e movimentos juvenis, como A Vida no Cerrado, Jovens Pelo Clima Brasília, Instituto PerifaSustentável, Observatório Internacional da Juventude, além de parlamentares da bancada ambientalista e corpos diplomáticos de embaixadas apoiadoras e replicadoras de projetos jovens. A importância da pauta juvenil é demonstrada tanto na interssecionalidade de que o grupo se propõe, quanto na presença de diversos parlamentares e membros do Executivo interessados e atuantes na juventude.


O coordenador da Frente Ambientalista, deputado Nilto Tatto (PT-SP), destacou que os jovens devem ocupar os espaços legislativos. "A mobilização de juventudes dentro de espaços como o Legislativo permite a ampliação da participação popular, de mais engajamento juvenil, além da ampliação das demandas que a juventude possui. O GT Juventudes se coloca justamente no epicentro da ampliação das vozes daqueles que ficaram tanto tempo fora do parlamento." declarou Nilto Tatto.


A importância do GT Juventudes se consagra como o primeiro intento na promoção da capacitação de jovens de todas as partes do Brasil, na inclusão das juventudes brasileiras em processos decisórios da arena internacional, além da sondagem e da ampliação de demandas juvenis relacionadas à discussões como a ratificação do Acordo de Escazú, G20 e a COP30. Para além disso, o Grupo de Trabalho pretende criar uma plataforma de conscientização eleitoral no ano das eleições municipais, convergindo votos para a pauta ambiental e climática dentro das prefeituras e assembleias municipais. 




Reportagem: Assessoria da Frente Parlamentar Mista Ambientalista 


Bình luận


bottom of page