top of page

Dia Mundial da Reciclagem: 10 dicas para adotar no dia a dia e contribuir com a saúde do planeta

(17 de maio de 2021) - O data de 17 de maio foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como o Dia Mundial da Reciclagem. O objetivo é alertar a população mundial sobre a importância de fazer o descarte correto e refletir sobre as formas de consumo.


O QUE É A RECICLAGEM


De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a reciclagem é o processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos.


10 DICAS PARA CONTRIBUIR COM A RECICLAGEM


Para o dia de hoje selecionamos 10 dicas para adotar no dia a dia e contribuir com a saúde do planeta. São elas: 1. Antes de depositar os materiais secos na lixeira, retire os resíduos de dentro (sobras). Isso facilita o processo da reciclagem do material; 2. Tenha em casa uma lixeira para descartar os resíduos orgânicos e outra para o lixo seco; 3. Amasse as garrafas pet e latinhas antes de descartá-las. Isso permite que a lixeira comporte uma quantidade maior de materiais; 4. Rasgue os papéis ao invés de amassá-los quando fizer o descarte desse material; 5. Reutilize embalagens de vidro para acondicionar temperos, chás, entre outros produtos; 6. Resíduos considerados 'perigosos' não devem ser descartados em lixeiras comuns. Exemplo: pilhas, frascos/cartelas de remédios e lâmpadas; 7. Retire o máximo de pasta de dente do tubinho antes de descartá-lo. Ele deve ser depositado no lixo seco; 8. Transforme o seu lixo orgânico em adubo: crie ou compre uma composteira; 9. Caixas de sapato, de papelão e pallets podem ser usados como organizadores de objetos; 10. Reutilize tudo o que puder ao invés de descartar.


Faça parte dessa transformação!


Assessoria de Comunicação da Frente Parlamentar Ambientalista

bottom of page