top of page

1º Congresso Brasileiro de Trilhas

Atualizado: 7 de abr. de 2023

Entre os dias 25 a 29 de maio, a Rede Brasileira de Trilhas, juntamente com o governo de Goiás por meio da Goiás Turismo, realizam o primeiro Congresso Brasileiro de Trilhas, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia - GO. As trilhas tem como objetivo usar a conexão das paisagens como uma ferramenta para a conservação ambiental, além disso, levar oportunidade de transformar o turismo local, proporcionando aos municípios, desenvolvimento econômico e social.


É esperado a presença de membros de diversos segmentos e de gestores de trilhas em países da América do Norte, Central e do Sul, proporcionando uma rica troca de conhecimentos. Na ocasião, sob a liderança da World Trails Network, serão discutidas as bases para uma Rede Pan Americana de Trilhas. Gestores públicos e privados com atuação nas áreas de turismo, meio ambiente, lazer, recreação e cultura; gestores de unidades de conservação; voluntários da Rede Brasileira de Trilhas; operadores turísticos; responsáveis por Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs); empresários dos setores de equipamento, vestuário e esportivos; consumidores finais das trilhas, entre outros.


“Temos uma potencialidade imensa de desenvolvimento de trilhas”


O Congresso é destinado, também, a organizações e movimentos sociais que atuam na preservação e conservação ambiental, bem como em iniciativas de turismo de base comunitária, além de profissionais ligados às instituições de ensino e pesquisa.


De acordo com a diretora de rotas peregrina da rede de trilhas, Camila Bassi, é esperado que o Congresso reúna a maior parte dos agentes indutores e incentivadores de formação e consolidação de trilhas de longo curso existentes no Brasil.


“Temos uma potencialidade imensa de desenvolvimento de trilhas além de consolidar e conectar iniciativas estruturadas como produto turístico nacional. Com apoio das lideranças, trilhas, agentes públicos e privados acreditamos que o Congresso será o ambiente ideal para dar um passo importante na construção do sistema brasileiro de trilhas de longo curso”, completa Camila.


Programação


O evento contará com palestras, minicursos, oficinas técnicas para gestores e voluntários, fóruns para acordos institucionais e visitas técnicas em trilhas de Goiás. Serão 05 (cinco) dias de atividades simultâneas à Feira de Negócios, com parceiros dos setores público e privado.


Haverá apresentação de casos de sucesso, com ênfase nos pilares fundamentais para o desenvolvimento e estruturação das Trilhas de Longo Curso: Governança; Sinalização Padronizada e Manejo; Capacitação e Normas de Segurança; Empreendedorismo / Serviços de Apoio ao Turismo; e Marketing e Posicionamento de Mercado.


25/05/22 - Abertura;


26/05/22 - Congresso e feira;


27/05/22 - Congresso e feira;


28/05/22 - Congresso e feira;


29/05/22 - Visitas técnicas e oficinas de sinalização e manejo em campo.


Rede Brasileira de Trilhas


A Rede Brasileira de Trilhas e Conectividade (REDE), foi estabelecida por meio da Portaria Conjunta nº 407, de 19 de outubro de 2018, assinada pelos Ministros do Meio Ambiente e do Turismo e pelo Presidente do ICMBio.Uma Associação voluntária que tem como objetivo três pilares básicos: conservação, recreação e saúde e geração de emprego e renda no meio rural.


Para se inscrever no 1º Congresso Brasileiro de Trilhas acesse o site rede trilhas



Reportagem- Larissa Nunes

Comentários


bottom of page