Frente Parlamentar Ambientalista
Frente Parlamentar Ambientalista > Observatório de Leis > > Manifestações marcam sessão do Dia Mundial do Meio Ambiente

Várias manifestações da sociedade civil contra os ataques ao meio ambiente e à legislação ambiental marcaram a sessão solene da Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. O evento foi proposto pelo líder da bancada do Partido Verde, deputado Sarney Filho (MA) e presidida pelo presidente do partido, deputado José Luiz Penna (SP).

Cartazes foram erguidos durante a sessão, reivindicando compromissos dos parlamentares com um futuro ambientalmente sustentável para o povo. O projeto que determina o fim da rotulagem dos transgênicos, a PEC 215 e o uso indiscriminado de agrotóxicos também foram alvos das manifestações. Participaram da sessão parlamentares, representantes do Ministério do Meio Ambiente, do governo do Distrito Federal, ONG Mais Cerrado, Rede Cerrado, SOS Mata Atlântica, WWF Brasil, SOS Cerrado, Ecocâmara, Bloco da Cachoeira, movimento ecológico Coperfrutos do Paraíso, Ascema Nacional, Asibama e Movimento Somos Água, da Chapada dos Veadeiros.

Para o deputado Penna, não há muito o que comemorar nessa data, mas o parlamentar lembrou o compromisso primordial do PV de lutar contra os retrocessos. “Nós ambientalistas continuamos na batalha em defesas da nossa fauna, da flora, da nossa água e do nosso ar. A luta do meio ambiente tem quer ser de todos. Se conseguirmos reparar a consciência predatória da sociedade, teremos chance de mudar esse modelo de desenvolvimento que maltrata o povo e a natureza”, afirmou.

A deputada Leandre Dal Ponte (PV/PR) convidou a todos para uma reflexão sobre o tema. “Infelizmente, não temos muitos motivos de comemoração. Nesse momento, o sentimento que deve prevalecer é o da busca pelo rejuvenescimento de nossas forças para que possamos enfrentar os grandes desafios ambientais que se sucedem das mais variadas formas”, ressaltou. Leandre alertou ainda para os sinais de descontentamento que a terra tem enviado, como a crise da água, prenúncio também de uma crise energética sem precedentes, afetando até a queda das safras agrícolas. “Devemos repensar o modelo que temos, estamos caminhando na contramão das questões ambientais”.

O investimento de biocombustível como forma de mitigar a emissão dos gases de efeito estufa, foi defendido pelo deputado Evandro Gussi (PV/SP). “Investir nesse combustível é trazer renda, dignidade e produtividade para o Brasil e realização em prol do meio ambiente.”

Para o deputado Sarney Filho, é hora de firmar compromisso em defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, antes que a humanidade seja engolida pelas agressões do homem ao Planeta.​

Fonte: Comunicação Lid-PV