Frente Parlamentar Ambientalista
Frente Parlamentar Ambientalista > Observatório de Leis > > Grupo de trabalho empresarial e Frente Parlamentar Ambientalista reúnem-se para debater políticas ambientais

Quinta-feira 02 de Junho de 2022

Nesta quarta-feira (01/06), a Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, realizou a primeira reunião com grupo de trabalho empresarial, em almoço informal, com o objetivo de  promover discussões, buscando ampliar a participação das empresas,  em cenários de vulnerabilidade socioambiental.

O cenário em curso de desmantelamento das políticas ambientais no Brasil, motivou  a articulação com setor empresarial, voltados para a preservação, conservação e uso sustentável da Biodiversidade.

Estavam presentes, representantes das empresas, Coca-Cola, AMBEV, RAÍZEN, Natura, O Boticário, Suzano,  Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) e Sindicato Nacional da Indústria de Cerveja ( SINDICERV). O Deputado Federal Rodrigo Agostinho, conduziu a reunião em  um diálogo informal, a princípio entendendo o processo de concepção e metodologias individuais das empresas. 

Rodrigo Agostinho, ressaltou a questão crítica do desmatamento que o Brasil vem enfrentando e apontou a concessão florestal como uma das melhores iniciativas em combate ao desmatamento em terra pública na Amazônia fora do Brasil. “ A ideia é que a concessão florestal seja uma estratégia para os 50 milhões de hectares de floresta pública que a gente tem na Amazônia, que não é parque, não é reserva, não é terra indígena”. Agostinho informou que foram conseguidos assinaturas para regime de urgência nesta terça-feira (31/05).

A concessão florestal permite ao concessionário apenas o direito de praticar o manejo florestal sustentável. Isso significa que as empresas podem extrair produtos madeireiros e não madeireiros, além de oferecer serviços de turismo.

Temas de resíduos sólidos e mercado de carbono serão uma das prioridades do GT da Frente Ambientalista que inicia os primeiros passos,  na missão de levar  a relevância e os benefícios do desenvolvimento sustentável e da conservação ambiental, por meio do diálogo com as empresas, visando a contribuição individual de cada uma em ações ligadas à conservação da Biodiversidade, assim como em aspectos políticos e socioeconômicos que permeiam a conservação ambiental no Brasil.

Larissa Nunes- Jornalista da Frente Parlamentar Ambientalista