Frente Parlamentar Ambientalista
Frente Parlamentar Ambientalista > Observatório de Leis > > Em live, ANAMMA e Instituto Lixo Zero apresentam boas práticas de Gestão Municipal de Resíduos Sólidos

(Brasília, 18 de junho de 2021) – A Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA) e o Instituto Lixo Zero realizaram uma live na noite desta quinta-feira (17) para discutir as boas práticas de Gestão Municipal de Resíduos Sólidos no Brrasil. O evento contou com o apoio da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional e da Frente Parlamentar Ambientalista dos Vereadores.

De acordo com os organizadores, o encontro teve como objetivo estimular os gestores públicos a olharem para a questão dos resíduos sólidos sob uma nova perspectiva: a de valorização, da economia circular e da dignidade das pessoas envolvidas nos processos.

Para o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), presente na live, o maior desafio neste contexto não é mudar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), mas sim complementá-la com os instrumentos necessários para a sua “completa viabilização”.

O coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP), falou sobre a importância de os municípios adotarem práticas já estabelecidas pela PNRS.

“A gente precisa encontrar soluções alternativas e que evitem levar o lixo para o terro. Uma delas é começar a seguir o que a própria Política Nacional de Resíduos Sólidos diz, que é reduzir o lixo ao máximo, potencializar a compostagem e a reciclagem”, explicou o deputado.

Estiveram presentes no encontro o presidente da ANAMMA Brasil, Marçal Cavalcanti; o vice-presidente do Instituto Lixo Zero, Kadmo Côrtes; o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB/SP); o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania/SP); o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista dos Vereadores, o vereador Marquito (Psol); o fundador da ANAMMA e Advocacy da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani; a vice-presidente da ANAMMA/SP, Andrea Struchel; e o diretor de Gestão Ambiental da ANAMMA Nacional, Marcelo Marcondes.

Representantes de alguns municípios do Brasil também participaram do encontro e apresentaram exemplos de boas práticas em suas cidades: Geraldo Luiz Nalom, de Pedreira/SP; Fernando Campani, de Osório/RS; Francisco Alencar, de Itapipoca/CE; Ricardo Moscatelli, de Guararema/SP; e Veronica Sabatino, de Itu/SP.

LIVE

Para assistir a live na íntegra, acesse o canal da Frente Parlamentar Ambientalista no Youtube.

Assessoria de Comunicação da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional