Frente Parlamentar Ambientalista
Frente Parlamentar Ambientalista > Observatório de Leis > > Dep. Rodrigo Agostinho: Fim dos maus tratos contra animais exige nova cultura na sociedade

Na visão do deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), coordenador da frente parlamentar ambientalista, a diminuição dos maus tratos contra animais faz parte de um processo civilizatório que vem sendo implantado de forma gradual na sociedade brasileira. Os movimentos ambientalistas celebram o abril laranja, um alerta sobre a necessidade de proteção tanto dos animais domésticos quanto dos rebanhos e até mesmo da fauna silvestre.

O parlamentar lembra que práticas como as rinhas de galo e a farra do boi foram sendo condenados cada vez mais pela sociedade brasileira. O mesmo acontece, segundo Rodrigo Agostinho, com os rodeios e as vaquejadas, que aos poucos vêm deixando de ser festas de violência contra os animais para se transformarem em eventos de celebração musical e exposição da agroindústria. Mas ainda há outras práticas, como a caça e pesca ilegal, os acidentes com mortes de animais nas estradas, o abandono de animais, que persistem sem ação de contenção por parte do poder público.

De acordo com o congressista, outro problema enfrentado é a legislação ainda muito permissiva para quem comete delitos ambientais, com penas brandas para desmatamentos e mortes de animias.

Apresentação: Marcio Achilles Sardi