Frente Parlamentar Ambientalista
Frente Parlamentar Ambientalista > Comissões > Comissão de Turismo debate turismo nos parque nacionais

A Comissão de Turismo promove debate nesta quarta-feira (2) o turismo praticado nos parques nacionais e os seus principais problemas. O deputado Renato Molling (PP-RS), destaca que Brasil possui 69 parques nacionais, que têm o propósito de proteger a biodiversidade sem isolar o parque do resto da região, mas integrando-o à natureza e às comunidades locais.

“Para que o turismo seja incrementado nesse segmento é necessário que haja um avanço nas infraestruturas de forma que os parques sejam uma verdadeira opção de turismo. Os investimentos nos parques nacionais geram nos setores de hospedagem, alimentação e transportes aumento dos números de turistas e proporcionam oportunidades de emprego e renda aos habitantes da região”, destaca o parlamentar.

Molling lembra que falta de infraestrutura dos locais acaba provocando invasões, moradias irregulares, atividades econômicas ilegais e a degradação ambiental no seu interior e a dificuldade de acesso aos parques nacionais fazem com que o setor de turismo seja pouco explorado assim como a preservação e até a educação ambiental.

Foram convidados:
– o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Ricardo Vizentin;
– o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Douglas Simões;
– o prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen;
– o presidente do Instituto Semeia, Ana Luisa Mancini da Riva; e
– representante do Ministério do Turismo.

O debate será realizado às 15 horas, no plenário 5.