CAFÉ DA MANHÃ – CAMPANHA “RATIFICA JÁ”

Publicado na categoria Café da Manhã em 3 de junho de 2016

CONVITE

O Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB/SP), a Fundação SOS Mata Atlântica, o Centro Brasil no Clima/Climate Reality, o Observatório do Clima e a ANAMMA – Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, convidam para o café da manhã de lançamento da campanha “Ratifica já”, pela aprovação do Decreto Legislativo que autoriza a ratificação do Acordo de Paris.

Data: 08/06/2016 (quarta-feira)

Horário: 8h30min

Local: Restaurante Senac,  anexo IV da Câmara dos Deputados, 10º andar. Praça dos Três Poderes, s/n, Brasília/DF.

Gentileza confirmar sua presença através do e-mail: contato@frenteambientalista.com ou no telefone 61- 8198-6532 com Jordania.

Contamos com a sua presença e participação!

 A Frente Parlamentar Ambientalista tem como objetivo apoiar políticas públicas, programas e demais ações governamentais e não governamentais que promovam o desenvolvimento sustentável e está aberta a novas adesões.

www.frenteambientalista.com

https://www.flickr.com/photos/fambientalista/

www.facebook.com/Frente-Parlamentar-Ambientalista-168196103227670/

 

RATIFICA JÁ !

Precisamos colocar em ação o Acordo de Paris, já assinado por mais de 175 países, inclusive o Brasil. O acordo do Clima elaborado na Conferência COP 21, em dezembro do ano passadio, agora está na sua fase de ratificação.

No Brasil, ela depende de autorização do Congresso Nacional e deve passar tanto pela Câmara dos Deputados como pelo Senado Federal. O Brasil vem exercendo um papel importante em relação ao Clima desde a Rio 92. Potencialmente tem muito a ganhar com o caminho traçado pelo Acordo de Paris dado seu grande potencial para atrair recursos para o reflorestamento em grande escala, a agricultura de baixo carbono e as energias limpas.

As grandes promessas para a humanidade feitas no Acordo de Paris são:

  • pela primeira vez, todos os governos anunciaram metas de redução de emissões de gases efeito estufa (GEE);
  • pela primeira vez,  foi definida a meta de longo prazo de descarbonizar a economia mundial, ainda nesse século;
  • foi previsto um processo de revisão das metas em ciclos de 5 em 5 anos, cada vez mais ambiciosos;
  • foi previsto um sistema de monitoramento e verificação transparente;
  • foi acordado grande esforço de adaptação às consequências inevitáveis das mudanças climáticas;
  • foi delineado um grande esforço de financiamento, com novos mecanismos, para a transição para economias de baixo carbono/carbono neutras.

Apesar disso tudo, mesmo que todas as metas acordadas, em 2015,  de redução de emissões sejam  cumpridas,  ainda assim as emissões globais de 2030 ficarão 15 Gigatoneladas  (quinze bilhões de toneladas de carbono equivalente) a mais em comparação à trajetória necessária para garantir a temperatura média do planeta abaixo 2 graus nesse século!  Por isso as sucessivas revisões com metas cada vez mais ambiciosas serão indispensáveis.

Não há tempo a perder. É preciso agora  dar um primeiro passo decisivo: a ratificação do Acordo de Paris.

A Frente Parlamentar Ambientalista vai lançar sua campanha pela aprovação do Decreto Legislativo que autoriza a ratificação do Acordo de Paris. Será também o ponto de partida para uma campanha nacional plural e multifacetada para o Ratifica Já!

Compareça e mobilize: Quarta-feira 8 de junho, às 8,30h, no 10 andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados, Brasília. Junte-se a essa campanha.

 

Apoio: Frente Parlamentar Ambientalista, Observatório do Clima, Centro Brasil no Clima/Climate Reality (CBC/CR); SOS Mata Atlântica; ANAMMA; Arapyau, Isa – Instituto Socioambiental; WWF-Brasil; Engajamundo; ICS-Instituo Clima e Sociedade e Onda Azul.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *