Frente Parlamentar Ambientalista
Frente Parlamentar Ambientalista > Sem categoria > Câmara cria comissão externa para avaliar políticas ambientais

O objetivo é propor políticas de integração entre meio ambiente e economia

Foi criada comissão externa da Câmara dos Deputados para avaliar e monitorar as políticas públicas ambientais e os seus impactos socioeconômicos. A ideia é propor políticas para a integração entre o meio ambiente e a economia do país. Os deputados devem acompanhar, por exemplo, a questão do desmatamento na Amazônia.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, já havia anunciado a criação do colegiado no fim de agosto com o objetivo de “conhecer de perto o problema e trazer para o Parlamento soluções que cabem ao Legislativo”.

O deputado Daniel Coelho será o coordenador da comissão externa

O coordenador da comissão, deputado Daniel Coelho (CIDADANIA-PE), explicou que serão avaliadas as consequências do aumento das queimadas verificado neste ano, principalmente em relação à diplomacia. “As barreiras internacionais a produtos brasileiros, que passaram a não ser aceitos por empresas e por países. A crise ambiental é também uma crise econômica e uma crise social”, destacou.

O deputado Marcelo Calero (CIDADANIA-RJ), que também integra o grupo, avalia que a Câmara dos Deputados pode ajudar na melhoria da imagem do Brasil no exterior. “É uma construção que a gente tem tentado fazer ao longo dos últimos anos. O Brasil amigo do meio ambiente e, mais do que isso, formulador de políticas públicas nessa área que podem ser modelo para o mundo inteiro”, afirmou.

Calero considerou os últimos episódios envolvendo o Brasil um retrocesso. “Porque a gente passa a não ser mais um modelo e passa a ser alvo de críticas que têm consistência”, completou.

O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou ontem (5) sugestão do Congresso Nacional e destinou à Amazônia verbas recuperadas a partir da operação Lava Jato. R$ 1 bilhão será destinado para a proteção do meio ambiente e R$ 1,6 bilhão para a educação.Reportagem – Sílvia Mugnatto
Edição – Geórgia Moraes